Close

agosto 28, 2017

Benefícios da Kombucha

Conhecido como o “Elixir da Saúde” pelos chineses e originários do Extremo Oriente, cerca de 2.000 anos atrás, a Kombucha é uma bebida com enormes benefícios para a saúde que se estende ao seu coração, seu cérebro e (especialmente) seu intestino. É uma bebida obtida pela fermentação do chá preto ou verde por uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras conhecida como SCOBY. Após a fermentação, a Kombucha transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com muitos benefícios para a saúde:

Como essa bebida antiga faz uma diferença tão grande em seu corpo?

Devido ao processo de fermentação na criação da Kombucha, que contém uma grande quantidade de bactérias saudáveis ​​conhecidas como probióticos. Essas bactérias alinham seu trato digestivo e melhoram seu sistema imunológico, pois absorvem nutrientes e combatem infecções e doenças.

Uma vez que 80 por cento do seu sistema imunológico está localizado em seu intestino e o sistema digestivo é a segunda maior parte do seu sistema neurológico, não é surpresa que o intestino seja considerado o “segundo cérebro”.

Beber Kombucha todos os dias pode ajudá-lo a manter o pico da saúde imunológica, que se reduz a um número impressionante de benefícios para sua saúde em geral.

Os Benefícios da Kombucha:

1. Desintoxicação
A bebida apresenta uma alta capacidade de desintoxicação e pode combater a toxicidade nas células do fígado.

Em um estudo em que essas células foram protegidas da lesão oxidativa, elas mantiveram a sua fisiologia normal ainda que tivessem sido expostas a uma toxina. Os pesquisadores afirmam que isso ocorreu provavelmente devido à atividade antioxidante da kombucha.

2. Energia
Outro benefício da kombucha refere-se ao fornecimento de energia ao organismo. Isso acontece por conta da formação de ferro que é liberado pelo chá preto, utilizado na preparação da bebida, durante o processo de fermentação que origina a kombucha.
O ferro auxilia em relação ao reforço da hemoglobina do sangue, melhorando o suprimento de oxigênio e estimulando o processo de produção de energia no nível celular.
Há ainda a cafeína, apesar de estar presente em quantidades pequenas, e as vitaminas do complexo B, que também podem energizar o corpo

3. Saúde do sistema imunológico
A contribuição com a saúde do sistema imunológico também é um dos benefícios da kombucha.
A bebida é considerada vantajosa para o sistema de defesa do organismo por conta de seus efeitos antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, associados a doenças graves como o câncer e ao envelhecimento precoce.
A kombucha contém um antioxidante denominado DSL, que foi descoberto durante o processo de fermentação da bebida e não é encontrado no chá preto sozinho, fora da receita da kombucha. Cientistas suspeitam que ele e a vitamina C sejam os responsáveis pelos efeitos contra danos celulares, doenças inflamatórias e depressão do sistema imunológico que estão entre os benefícios da kombucha.

4. Sistema digestivo
Durante o processo de fermentação da kombucha, os açúcares são quebrados pela levedura e pela bactéria. Todo esse processo faz com que a bebida seja rica em probióticos.

Os probióticos são microrganismos vivos, que também são conhecidos como as bactérias do bem. Eles competem com as bactérias do mal que causam doenças e são particularmente vantajosos para reforçar a saúde intestinal e amenizar problemas digestivos como a diarreia.

Uma pesquisa, divulgada no ano de 2010 e feita por um pesquisador da Universidade de Gothenburg, na Suécia, ao lado de outros cientistas, mostrou que a kombucha preparada com chá preto pode auxiliar o tratamento de úlceras estomacais por conta dos antioxidantes presentes na bebida.

5. Propriedades antivirais e antibacterianas
Um estudo divulgado no Journal of Food Biochemistry (Jornal da Bioquímica Alimentar, tradução livre) indicou que a kombucha feita tanto com o chá verde como o chá preto apresentavam propriedades antivirais e antibacterianas.
Esses efeitos funcionaram contra uma série de patógenos (causadores de doenças) como estirpes de Candida e Staphylococcus, que desenvolvem problemas como candidíase e diferentes tipos de infecção, respectivamente.
Outra pesquisa, desta vez feita por cientistas da China e divulgada no ano de 2015, mostrou que a kombucha chinesa de ervas tinha a capacidade de proteger contra um vírus causador de doença na boca e nos pés.

6. Saúde das articulações
Há benefícios da kombucha para as articulações graças ao fato de ser dotada de glucosaminas, substâncias que aumentam a produção do ácido sinovial hialurônico.
Mas o que isso tem a ver com as articulações? É que isso previne a dor artrítica e apoia a preservação de colágeno. Vale lembrar que o colágeno é uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos, segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland.
As cartilagens atenuam o atrito entre os ossos, evitando a inflamação das articulações, que ficam desgastadas particularmente em regiões como os quadris, as mãos, os ombros e os joelhos.

7. Perda de peso
Dados de um estudo do ano de 2005 mostraram que a kombucha pode melhorar o metabolismo, consequentemente melhorando o processo de queima de calorias e gorduras, e limitar a acumulação de gordura.

 

 

3 Comments on “Benefícios da Kombucha

SILVIA AGUIAR CARNEIRO MARTINS
julho 24, 2020 em 1:46 pm

Tenho feito sempre com chá verde. Poderia destacar mais efeitos, ou se aqueles do feitio com chá preto também se aplicam ao chá verde?

Responder
Rubens Vital
novembro 8, 2020 em 10:31 pm

Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar mais,
volto mais vezes.

Responder
tv novelas
janeiro 19, 2021 em 11:24 am

Muito bom artigo, obrigado por postar. Inclusive voltarei
mais vezes ao seu site. 🙂

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *