Close

O QUE É KOMBUCHA?

O que é Kombucha? Saiba o que significa e suas propriedades.

Você sabe o que é Kombucha? Essa bebida viva e milenar, de origem chinesa, caiu no gosto de consumidores no mundo inteiro, tanto pelo sabor quanto pelas suas propriedades nutricionais.

A kombucha é uma bebida probiótica e antioxidante, feita à base do chá da planta Camellia Sinensis, que passa pelo processo de fermentação realizado por uma colônia de microrganismos do bem, conhecida como Scoby. A palavra vem de uma sigla do inglês “Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast”, que, em português, significa “colônia simbiótica de bactérias e leveduras”. 

Durante o processo de fermentação, essa colônia, uma espécie de panqueca com o aspecto gelatinoso, se alimenta do açúcar, produzindo uma bebida levemente refrescante, gaseificada e deliciosa. Na colônia, formam-se o ácido glucurônico, glucônico, ácido lático, vitaminas do complexo B, enzimas, aminoácidos, polifenóis e vitamina C. 

Após a fermentação, a kombucha transforma-se em uma bebida rica em probióticos, organismos compatíveis com a flora intestinal e que atuam de forma benéfica no organismo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde. 

Produzida apenas com ingredientes naturais, a kombucha também pode ser saborizada, com frutas, vegetais e especiarias como, por exemplo, o hibisco, uva, manga, limão e gengibre. 

O que significa Kombucha?

A palavra kombucha surgiu a partir de uma crença ocidental de que uma certa colônia de bactérias era uma alga marinha, por isso, o nome kombucha. Kombu significa alga e chai os chás feitos a partir de folhas. Com o passar do tempo descobriram que a colônia de bactérias não era uma alga, porém o nome já havia se popularizado.

O primeiro relato de produção e consumo da Kombucha vem da China, em 221 a. C., durante a Dinastia Qin, onde era conhecida como “chá da imortalidade”. Depois se espalhou para outros países da Ásia, como a Rússia, e para a Europa no século XX. Na época, o processo de fermentação era utilizado para conservar o chá durante as viagens. Cultivada há milênios, a kombucha foi utilizado inicialmente como erva medicinal e, anos depois, se tornou popular como bebida, ganhando força entre os adeptos da alimentação saudável, natural e orgânica.

Propriedades da Kombucha

A bebida, levemente gaseificada e sem conservantes, além de saborosa, é cheia de benefícios para o corpo. Por ser rica em probióticos, a kombucha possui propriedades que melhoram o sistema imunológico e a flora intestinal. Mas como uma bebida tão simples e antiga pode fazer tanta diferença no organismo? A resposta está no processo de fermentação da kombucha, que ajuda a repor a flora intestinal, contribuindo para o funcionamento correto do intestino e a absorção de vitaminas, minerais e antioxidantes. Rico em polifenóis e ácido acético, a kombucha pode minimizar infecções bacterianas e fúngicas.

A Kombucha também é conhecida por retardar o envelhecimento, controlar a pressão arterial, acelerar o metabolismo, melhorar a absorção de nutrientes e diminuir o estresse, a insônia, alergias e intolerâncias alimentares. Também ajuda nos níveis de hemoglobina no sangue, melhorando o fluxo de oxigênio e a absorção de ferro. Sua ação antioxidante também protege contra danos celulares, doenças inflamatórias e tumores.

Além dos relatos que fariam dessa bebida quase um “elixir da saúde”, já existem estudos que analisam as propriedades da kombucha, como é o caso do Journal of Medicinal Food, que considerou a bebida eficiente na prevenção de doenças e na recuperação da saúde. A desintoxicação, a antioxidação, o aumento da imunidade e o equilíbrio da função intestinal são algumas das propriedades da kombucha, apontadas pelo jornal.

Rica em teína, a bebida dá energia e muita disposição para encarar o dia a dia e não é calórica pois a fermentação ajuda a “quebrar” as moléculas de glicose. Uma garrafa de 330ml tem em média 43 kcal. A kombucha também pode possuir um pequeno percentual de álcool, no máximo 0,5%, e, por isso, não é considerada uma bebida alcoólica.

No dia a dia, a kombucha pode ser consumida no café da manhã, almoço ou jantar. Refrescante e com leve sabor adocicado, a bebida é uma alternativa saudável para quem deseja eliminar o refrigerante e o excesso de açúcar de sua dieta. Como os refrigerantes, ela é levemente gaseificada, porém o sabor da Kombucha é mais ácido, além de ser muito mais saudável, por conter pouquíssimo açúcar e antioxidantes que ajudam a controlar os radicais livres.

Agora sei o que é, mas onde comprar?

Para aproveitar todas as propriedades da kombucha Jeyy, tudo o que você precisa fazer é ir até uma das lojas parceiras, ou acessar nossa loja.

A Jeyy Kombucha está presente nos principais empórios e supermercados de Brasília, Goiânia e Alto Paraíso de Goiás.

Clique aqui e saiba qual a loja mais próxima de você.

Os sabores da Jeyy Kombucha são produzidos a partir de infusões e suco de fruta orgânico, conservando seus nutrientes e vitaminas. A Jeyy Kombucha está disponível em sete sabores: hibisco, limão com gengibre, manga, uva branca, lúpulo, tangerina e mel. Você pode escolher o sabor que mais agrada seu paladar e que combine com seu estilo de vida.

A kombucha da Jeyy é produzido em um rigoroso e cuidadoso processo de fermentação rico em bactérias probióticas, leveduras benéficas e ácidos orgânicos. Todos os produtos da Jeyy são sem glúten, sem lactose, sem conservantes e não possui origem animal, ou seja, 100% veganos e naturais.

INGREDIENTES

Kombucha é feita através de dois processos de fermentação utilizando 4 ingredientes simples. Na segunda fermentação, saborizamos a bebida com suco natural de frutas e é nesta etapa que a bebida torna-se naturalmente gaseificada e frisante.

COLÔNIA SIMBIÓTICA DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS (SCOBY)

ÁGUA FILTRADA

CHÁ CAMELLIA SINENSIS

AÇÚCAR ORGÂNICO