Close

novembro 29, 2021

Kombucha: como cuidar desta bebida fermentada que veio para ficar!

kombucha como cuidar

Como cuidar da produção caseira da Kombucha?

O consumo da kombucha melhora o funcionamento do intestino e traz inúmeros benefícios à saúde. A bebida milenar, de origem chinesa, conquistou o paladar dos brasileiros e se tornou uma opção para quem quer fugir dos conservantes, aromatizantes e açúcar dos refrigerantes. O que nem todo mundo sabe é que a produção e o consumo da bebida exige alguns cuidados. 

Quais os cuidados devo ter durante o preparo da kombucha?

Acredite: muita gente não se arrisca a fazer kombucha por medo do processo de fermentação da bebida. O preparo da kombucha exige técnica e paciência, mas, seguindo as recomendações, qualquer pessoa pode fazer em casa.  

Uma das regras mais importantes para fazer kombucha em casa de maneira segura é ter atenção a higiene de todos os utensílios que serão utilizados no preparo. Para não ter erro, certifique-se que: 

  • Os materiais e utensílios utilizados no processo de fermentação foram higienizados e esterelizados; 
  • Se os produtos utilizados no preparo são 100% naturais; 
  • E se a bebida está armazenada corretamente. 

Tome cuidado ao adicionar ingredientes extras na sua kombucha, pois frutas frescas e secas podem conter mofo. Também fique atento ao uso de especiarias contaminadas por bactérias e fungos não visíveis a olho nu. 

Lembre-se de utilizar água filtrada ou mineral no preparo da bebida porque a água da torneira não filtrada pode conter bactérias tóxicas e cloro, que podem matar o seu Scoby. 

Kombucha: como cuidar do Scoby 

Falando em Scoby… Assim como no preparo da kombucha, na hora de manusear o Scoby, são necessários alguns cuidados para que a colônia não seja contaminada por outras bactérias e fungos. Por isso, lembre-se que:

  • As suas mãos, recipientes e utensílios devem estar bem higienizados.  
  • O scoby é uma colônia de bactérias vivas e, por isso, não deve ser aquecido ou colocado em água quente. 
  • Na hora da fermentação, não feche o scoby em um pote com tampa. Utilize panos ou guardanapos para cobrir e elásticos para fechar, pois a colônia precisa de oxigênio.
  • Não deixe sua kombucha descoberta, pois moscas de frutas são atraídas pelo cheiro e podem contaminar a colônia.
  • Se a colônia mofar, jogue fora, esterilize tudo e comece o processo de fermentação novamente.

Agora que já sei como cuidar da produção caseira da kombucha, quais os cuidados na hora de consumir? 

A gente sabe que kombucha é uma delícia, principalmente quando é Jeyy Kombucha. Mas o consumo de grandes quantidades podem provocar distúrbios intestinais, por isso, avalie os efeitos da bebida no seu organismo. 

Quando aberta, a kombucha deve ser consumida em até três dias. Também não é recomendável congelar a kombucha para o consumo posterior porque temperaturas muito baixas podem fazer com que a bebida perca componentes importantes, sem contar que congelar a bebida pode comprometer o seu sabor. 

A bebida não pode ser mantida fora da geladeira, se não, continuará produzindo gases e pode correr o risco de explodir. Na geladeira, a produção continua, mas em um ritmo bem mais lento. 

Quer conhecer uma kombucha pronta, de sabor inigualável…Experimente a nossa Jeyy Kombucha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *