Close

outubro 25, 2021

Kombucha: como tomar a bebida natural e probiótica que ganhou o mercado de alimentos saudáveis

kombucha como tomar

Kombucha: como tomar?

O ritual de saúde dos adeptos da alimentação natural e saudável ganhou uma nova bebida. Depois dos mais diversos tipos chás e “shots” com própolis e limão, chegou a vez da kombucha. 

A bebida probiótica produzida à base do chá da planta Camellia Sinensis, açúcar e uma colônia de bactérias e leveduras chamada de Scoby (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast) promete inúmeros benefícios à saúde. 

Como Tomar Kombucha?

Tomar kombucha diariamente é uma ótima opção para quem procura o equilíbrio da flora intestinal, por ser probiótica, a bebida é cheia de microrganismos vivos, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a: 

  • Desintoxicar o organismo; 
  • Gerar saciedade;
  • Dar energia. 

Não existe regra para tomar kombucha. Você pode tomar kombucha no café da manhã, almoço ou jantar. Conheça os benefícios do consumo da bebida em cada uma das opções: 

  • Se consumida antes das refeições, a kombucha pode ajudar a saciar a fome com poucas calorias e reduzir o apetite para ajudar no emagrecimento. Apenas tome cuidado para não ficar totalmente saciado e deixar de ingerir os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada. 
  • Em jejum, a kombucha pode povoar sua microbiota intestinal com o sistema digestório “vazio”, reduzindo o tempo de contato dos ácidos estomacais com leveduras e bactérias do bem. 
  • Após as refeições, a kombucha pode substituir o suco ou o refrigerante. Refrescante e levemente gaseificada, a bebida é ideal para refrescar os dias mais quentes e é também uma alternativa mais saudável para quem deseja eliminar o refrigerante e o açúcar da dieta. 

Kombucha: quais as formas de consumi-la? 

Uma ótima opção de como tomar kombucha em uma espécie de “detox”, tomando 600 ml uma vez por semana, para fazer uma limpeza no organismo. Você também pode iniciar o consumo com doses menores, de 150 ml, e ir aumentando aos poucos até que o seu organismo se familiarize com a bebida. 

Algumas semanas, um mês, um ano. Afinal, por quanto tempo posso tomar kombucha? O consumo pode ser contínuo e até a vida toda, porque não se trata de um tratamento médico e sim uma alternativa natural e saudável para sua alimentação. Se não houver nenhuma contra indicação ou restrição, você pode tomar kombucha todos os dias. 

Existem diversas formas de adotar a kombucha no cotidiano: pode-se tomar a kombucha tradicional e saborizada, em drinks, conservas e até em sobremesas. A kombucha saborizada com frutas e especiarias é a mais comum de se encontrar. Além de dar um novo sabor, os ingredientes agregam mais benefícios à bebida. Os sabores mais comuns são: 

Não existem muitas regras na horas de escolher quais ingredientes adicionar na kombucha. A receita vai depender da sua criatividade e experiência. A bebida também pode ser ser utilizada como ingrediente para drinques e coquetéis. 

Após aberta, a kombucha deve ser consumida em até três dias. Também não é recomendável congelar a kombucha, para o consumo posterior, porque temperaturas muito baixas podem fazer com que a bebida perca componentes importantes, sem contar que congelar a bebida pode comprometer o seu sabor.

Agora, conta pra gente: qual o seu sabor preferido e em qual momento do dia você prefere tomar kombucha? Visite uma das lojas parceiras da Jeyy Kombucha ou compre em nossa loja virtual. 

4 Comments on “Kombucha: como tomar a bebida natural e probiótica que ganhou o mercado de alimentos saudáveis

Surai Tomazoni Furtado
setembro 16, 2022 em 11:48 am

Bom dia,

Faço kombucha com vários sabores. tomos todos os dias.100ml de manhã e 150ml ao meio dia.

Responder
Rosângela Machado Marques da Silva
outubro 10, 2022 em 1:52 am

Adoro de hibisco, maracujá, morango, carambola, enfim…
Tomo em todos os horários!!! O dia todo.

Responder
Mônica
janeiro 24, 2023 em 5:34 pm

Algumas pessoas falaram que fazem,gostaria de saber como fazer para meu próprio consumo.

Responder
Ana Elza Santos Bastos
março 2, 2023 em 7:19 pm

Comecei a beber a kombucha, à 3dias e estou gostando!????

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *