Close

fevereiro 22, 2022

Porque o intestino ganhou fama de “segundo cérebro”? – Kombucha Jeyy

kombucha intestino

Sabe quando bate aquela ansiedade ou estresse e você sente um desconforto na barriga? Ou quando aquele incômodo na barriga causa dor de cabeça, como quando sentimos fome (a kombucha é excelente para o intestino). Se a situação parece familiar, não é apenas coincidência. Isso porque, assim como o cérebro pode transformar as sensações e o bem-estar do sistema digestivo, o intestino também pode causar mudanças no nosso comportamento e emoções. Pois bem, esse é um dos motivos que explicam a fama de “segundo cérebro” do intestino. 

As recentes pesquisas sobre o tema também reforçam a fama de que o intestino tem influência sobre nossas emoções, sono e comportamentos, já que o órgão é capaz de entender a variedade de alimentos que ingerimos, eliminar as toxinas e absorver os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o funcionamento do organismo.

Em 2012, dados coletados por cientistas da University College Cork, na Irlanda, mostraram que a microbiota intestinal tem um papel importante na modulação do comportamento e do humor. O mesmo estudo também mostrou que uma ruptura na composição da microbiota pode influenciar o aparecimento de doenças. 

Dados da pesquisa Saúde Intestinal da Mulher, elaborada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), evidenciou que sintomas abdominais podem interferir em comportamentos. Entre as entrevistadas, 67% afirmaram sofrer de problemas como gases e inchaço. Dessas, 89% afirmaram ter variações de humor e 88% indicaram problemas de concentração. 

Com até nove metros de comprimento e milhares de células nervosas, o intestino possui mais neurônios que a espinha dorsal e atua independentemente do sistema nervoso central. 

Mas como essa espécie de “segundo cérebro” e a sua comunidade microbiana influenciam tanto na saúde do organismo?

Quais os benefícios entre a conexão do intestino e o cérebro? 

Apesar de incomum, a conexão entre o intestino e o cérebro é mais importante do que se imagina, já que o intestino possui diversas terminações nervosas que estão ligadas ao cérebro. Além da ligação neuronal, há outras conexões entre o sistema nervoso central e o sistema gastrointestinal. Uma delas acontece por meio da serotonina e da dopamina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar, que são liberadas no intestino e correm pela corrente sanguínea até chegar no cérebro. Ou imunológica, quando proteínas liberadas por células do sistema imunológico, como as citocinas, que fazem o mesmo percurso via corrente sanguínea. 

Diferente de outros órgãos, o intestino é autônomo e pode funcionar sozinho. Isso acontece graças ao Sistema Nervoso Entérico (SNE), que é responsável por controlar o sistema digestivo. Embora funcione de maneira independente, o SNE se comunica com o Sistema Nervoso Central (SNC) por meio dos sistemas simpático e parassimpático.

A saúde do intestino é a chave para uma vida saudável, já que é responsável por milhares de bactérias, que também se alimentam do que ingerimos, e que são fundamentais para a digestão, pois permite que o organismo absorva os nutrientes e vitaminas. 

Kombucha: aliada da saúde do intestino

Se o equilíbrio da microbiota intestinal trazem tantos benefícios à saúde, como favorecer o aumento das “bactérias do bem” e combater as toxinas, que podem provocar doenças? A resposta está em uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável, que inclua a ingestão de bebidas probióticas, como a kombucha, que além de ajudar no equilíbrio da flora intestinal, auxilia na defesa do organismo. 

A kombucha possui qualidades probióticas que oferecem ao intestino bactérias saudáveis, que melhoram muitos aspectos da saúde, incluindo a digestão e a prevenção de infecções intestinais. Também auxilia na produção de hormônios relacionados à saciedade, lentidão e insulina, agindo na redução da fome e controlando os níveis de açúcar no sangue. 

Com a kombucha, você pode manter o equilíbrio da microbiota intestinal e estimular o crescimento de microrganismos do bem, trazendo benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. 

A Jeyy Kombucha é uma das melhores kombucha do Brasil. Visite a nossa loja e faça o seu pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *