Close

setembro 21, 2021

Kombucha ou Kefir? Qual a diferença entre estes alimentos probióticos?

Kombucha ou Kefir?

A Kombucha e o Kefir são dois alimentos probióticos cada vez mais utilizados pela população. Saiba quais são as diferenças entre eles.

Alimentos Probióticos

Uma das grandes lições deixadas pela atual crise na saúde mundial é, sem dúvidas, a importância do equilíbrio e uma vida saudável. A alimentação e a prática de exercícios se demonstraram como grandes aliados na prevenção dos graves sintomas do novo coronavírus.

Em meio a isso, alimentos que fortalecem a imunidade tiveram sua importância reforçada, como foi o caso dos alimentos ricos em probióticos.

O que é Probiótico?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades apropriadas, oferecem benefícios à saúde. A presença de probióticos em alimentos já foi inclusive regulada pelo FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Vários microrganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido- lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras.

Mas afinal, qual seria a utilidade destes microrganismos em nossa saúde? 

Primeiramente, os probióticos podem auxiliar o seu corpo a combater o processo inflamatório ocasionado por vírus e bactérias por meio do equilíbrio da flora intestinal.

Ainda não há comprovação científica de que o uso de probióticos é eficiente no tratamento do novo corona vírus, no entanto, a prevenção dos graves sintomas por meio da atenção ao sistema digestivo e flora intestinal tem se demonstrado uma excelente alternativa.

“Buscar o equilíbrio da flora intestinal é um aliado para vencer um processo inflamatório, isso é consenso na medicina […] ingerir alimentos probióticos é uma forma de restabelecer esse equilíbrio”, afirmou o infectologista pediátrico e professor da Universidade do Estado de São Paulo (USP), Evandro Baldacci, em entrevista ao jornal O Globo.

Os probióticos podem ser ingeridos por meio de diversas bebidas, sendo a Kombucha e Kefir as principais alternativas ou, pelo menos, as mais populares.

Bebidas Probióticas: Kombucha e Kefir

Como já dito anteriormente, a saúde intestinal tem grande influência no tratamento e prevenção de inflamações em nosso organismo. Isso porque “o intestino é um órgão endócrino que ajuda na produção de hormônios e neurotransmissores que influenciam o funcionamento de todo o corpo, assim como a saúde mental” (BALDACCI, 2020). 

Recomendadas pela maioria dos endocrinologistas e nutricionistas, a Kombucha e o Kefir são bebidas probióticas acessíveis e de grande eficiência em tratamentos e prevenção de inflamações. Ambas possuem Lactobacillus lactis e Lactobacillus plantarum, que fortalecem a imunidade e reduzem o colesterol ruim.

Kombucha

O Kombucha é uma bebida probiótica originária do Oriente composta por uma colônia de bactérias e leveduras benéficas para o organismo, tendo como base o chá da Camellia Sinensis.(Chá Verde, preto ou branco). Não existem restrições para o consumo da bebida, já que a mesma é vegana, isentas de glúten e lactose.

Kefir

Assim como a Kombucha, o Kefir é uma bebida probiótica composta por microrganismos benéficos para a saúde. No entanto, o Kefir é feito a base de grãos que podem ser usados para fermentar bebidas, em sua maioria leites e iogurtes. Sua função probiótica pode variar de acordo com os grãos utilizados.

Benefícios do Kefir e da Kombucha para a Saúde 

Ricos em propriedades probióticas, a Kombucha e o Kefir são duas bebidas acessíveis e saudáveis que promovem benfeitorias à saúde a partir do melhor funcionamento intestinal, auxílio na redução do colesterol, disposição para a prática de atividades físicas e até mesmo na manutenção do peso.

Benefícios da Kombucha

A Kombucha é uma grande aliada para aqueles que procuram energia e disposição, já que os chás usados como base da bebida são ricos em cafeína. Além disso, a kombucha trabalha na recolonização do intestino por meio de suas propriedades probióticas, o que consequentemente fortalece o sistema imunológico nos defendendo de gripes, alergias e demais inflamações no organismo. 

A Kombucha também serve como um poderoso antioxidante e contém vitamina C, essencial para aumentar a produção de glóbulos brancos.

A bebida, que é bastante refrescante, também pode ser encontrada em diversos sabores e para diversas finalidades. Veja onde encontrar: https://jeyy.com.br/

Benefícios do Kefir

O Kefir garante o equilíbrio da flora intestinal por meio das bactérias ácido-láticas, encontradas em seus grãos. Pode ser produzido em casa a partir do uso desses grãos leite, que pode ser de qualquer animal (vaca, cabra…) ou vegetal (soja). Já o sabor é mais azedo e por isso algumas vezes é consumido com água e açúcar mascavo. 

Kombucha ou Kefir: Qual Probiótico Tomar?

Com tantos benefícios o Kombucha e o Kefir possuem diferentes propriedades que devem ser levadas em consideração antes do seu consumo. Ambos auxiliam na recomposição da microbiota intestinal, o que, como já descrito anteriormente, auxiliam diretamente na imunidade e prevenção de inflamações do organismo. 

Além do sabor, sendo a Kombucha detentora de uma maior variedade de sabores, eles possuem distinções em alguns aspectos:

  • Preparação: o Kefir pode ser feito a partir do leite, da água com açúcar ou do suco de frutas cítricas. Já a Kombucha é feita a partir do chá preto, branco, verde ou mate com açúcar.
  • Armazenamento: os grãos do Kefir devem ser colocados dentro de um recipiente de vidro esterilizado. A Kombucha deve ser mantida junto com o chá no qual ela veio.
  • Sabor: ambos possuem sabor mais ácido, porém  podem ser adicionados à frutas ou outros alimentos de preferência. Por ser encontrado em chás, a Kombucha possui uma maior variedade de sabores e a bebida pode ser facilmente encontrada.
  • Propriedades nutricionais: ambas possuem propriedades benéficas para a saúde intestinal e sistema imunológico. No entanto, a Kombucha, além dos probióticos, também é excelente para a prática de exercícios físicos por possuir cafeína.

Conclusão

Não existe a melhor ou a pior alternativa para o consumo, a Kombucha e o Kefir são excelentes bebidas para quem procura melhorar a saúde intestinal, o sistema imunológico e prevenir possíveis graves infecções. O que deve ser levado em consideração é o sabor e a praticidade do consumo.

A Kombucha da marca JEYY,  já pode ser encontrada em diversos estabelecimentos do Distrito Federal e Goiânia. A Jeyy Kombucha está disponível nos sabores hibisco, manga, limão com gengibre, uva branca, lúpulo, tangerina e mel. Além disso, não possui restrições para o seu consumo, já que a bebida é vegana, sem glúten e lactose.

O chá, que é refrescante e saboroso, é uma excelente opção para consumo antes da prática de atividade física, para aqueles que buscam bebidas naturais, de baixa caloria, sem conservantes e consequentemente sem possíveis efeitos colaterais.

Os efeitos positivos da Kombucha também podem ser observados na pele, já que a bebida é rica em vitamina B e C, essenciais no controle da oleosidade, produção de colágeno e no processo cicatrizante.

One Comment on “Kombucha ou Kefir? Qual a diferença entre estes alimentos probióticos?

Julio Darshan
julho 12, 2022 em 6:44 pm

Muito interessante

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *