Close

novembro 18, 2021

Qual a origem da Kombucha? Conheça a história desta bebida milenar.

kombucha origem

Rica em nutrientes e com baixo valor calórico, a Kombucha ganhou espaço nas prateleiras dos supermercados e na mesa de muitos consumidores pela sua refrescância e sabor. Seus fãs são unânimes em afirmar que a kombucha é a bebida do momento. Mas, apesar da fama, a bebida de nova não tem nada e, ainda hoje, muita gente se pergunta: qual é a origem da kombucha? 

Kombucha: origem, história e curiosidades sobre a bebida fermentada

A bebida probiótica feita à base do chá da planta Camellia Sinensis, açúcar e uma colônia de microrganismos do bem, conhecida como Scoby, remonta milênios antes de empórios e lojas de produtos naturais começarem a comercializá-la. 

O primeiro relato de produção e consumo da Kombucha vem da China, em 221 a. C., durante a Dinastia Qin, onde era conhecida como “chá da imortalidade”. Depois se espalhou para outros países da Ásia, como a Rússia, e para a Europa no século XX. Na época, o processo de fermentação era utilizado para conservar o chá durante as viagens. Cultivada há milênios, a kombucha foi utilizada inicialmente como erva medicinal e, anos depois, se tornou popular como bebida, ganhando força entre os adeptos da alimentação saudável, natural e orgânica.

Reza a lenda que há, inclusive, menções da kombucha na Bíblia (Rute 2:14) onde o proprietário de terras Booz convidou Rute durante sua coleta de grãos e disse: “Vem cá e come um pouco de pão e mergulha teu bocado na bebida de vinagre! E ela se sentou ao lado dos ceifadores; ele lhe alcançou cereal torrado e ela comeu e se saciou e ainda sobrou”. 

O que significa Kombucha? 

Agora você já sabe a origem da Kombucha, mas qual o significado da palavra Kombucha? A palavra kombucha surgiu a partir de uma crença ocidental de que uma certa colônia de bactérias era uma alga marinha, por isso, o nome kombucha. Kombu significa alga e chai os chás feitos a partir de folhas. Com o passar do tempo descobriram que a colônia de bactérias não era uma alga, porém o nome já havia se popularizado.

Entenda para que serve e quais são as características da kombucha

Levemente gaseificada e sem conservantes, além de saborosa, a kombucha promove diversos benefícios no organismo. De origem chinesa e gosto peculiar, a bebida ficou conhecida por suas propriedades medicinais e por seus componentes bioativos, como: 

  • Açúcares (sacarose, glicose e frutose)
  • Ácidos orgânicos (acético, glucónico, cítrico, málico, L-láctico, tartárico, oxálico, succínico, pirúvico)
  • Aminoácidos
  • Minerais
  • Vitaminas C, K e complexo B

A kombucha possui qualidades probióticas que oferecem ao intestino bactérias saudáveis, que melhoram muitos aspectos da saúde, como o equilíbrio da flora intestinal, imunidade, sensação de bem-estar e perda de peso. Rica em polifenóis e ácido acético, a bebida fermentada também minimiza infecções bacterianas e fúngicas. 

Agora que você já sabe a origem da kombucha, que tal começar a beber? Na Jeyy Kombucha, você encontra uma bebida naturalmente gaseificada e refrescante, que está disponível em sete sabores:

  • Hibisco 
  • Limão com gengibre 
  • Manga
  • Uva branca
  • Lúpulo
  • Tangerina 
  • Mel

A Jeyy Kombucha está nos principais supermercados e empórios de Brasília, Goiânia e Alto Paraíso. Clique aqui e encontre a mais próxima de você ou acesse a loja virtual. 

4 Comments on “Qual a origem da Kombucha? Conheça a história desta bebida milenar.

Analice Garcia Pereira
fevereiro 10, 2022 em 3:22 pm

Muito boa a matéria

Responder
magda
março 19, 2022 em 4:23 pm

Nossa,gratidão amei sua matéria sobra o Kombucha parabéns.

Responder
jamil
dezembro 1, 2022 em 5:07 pm

gostei muito da explicação, parabéns1!!!

Responder
Elisangela
janeiro 29, 2023 em 2:14 am

Boa noite, eu estava a muito tempo pesquisando sobre um cogumelo que minha mãe cultivava, ele se reproduzia , e minha mãe descartava o velho e deixava o novo, tem semelhança esses produtos ou plantas?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *