Close

novembro 3, 2021

Kombucha Scoby, o ingrediente “mãe” da kombucha

kombucha scoby

Kombucha Scoby

Natural, saudável e pouco calórica. A kombucha, bebida fermentada e probiótica produzida à base de chás, ganhou fama pelos benefícios que traz a saúde. A bebida é a novidade do momento quando o assunto é alternativas para uma alimentação mais equilibrada e nutritiva. Mas você sabe como a kombucha é produzida ou quais os ingredientes estão por trás do seu processo de fermentação?

O ingrediente primordial por trás da bebida que caiu no gosto de consumidores do mundo inteiro é uma colônia de microrganismos do bem, conhecida como Scoby. Mas, afinal, o que é Scoby?  

O que é o Scoby da Kombucha?

A kombucha ganhou fama pelos benefícios que traz a saúde. Mas você sabe quais os ingredientes por trás da bebida que tem conquistado o paladar de consumidores do mundo inteiro? O segredo está na combinação entre os ingredientes: 

Também conhecido como “mãe-kombucha”, o scoby é responsável pela gaseificação natural da bebida e pela liberação das vitaminas e enzimas que trazem diversos benefícios para a saúde. 

A palavra “Scoby” vem de uma sigla do inglês “Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast”, que, em português, significa “colônia simbiótica de bactérias e leveduras”. O Scoby é uma cultura viva, de aspecto gelatinoso e translúcido, parecido com uma panqueca, composta por bactérias e leveduras.

Durante o processo de fermentação da kombucha, essa colônia, se alimenta do açúcar, produzindo uma bebida levemente refrescante, gaseificada e deliciosa. Na colônia, formam-se diversos ácidos e nutrientes, entre eles estão:  

  • Ácido glucurônico;
  • Glucônico;
  • Ácido lático;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Enzimas;
  • Aminoácidos;
  • Polifenóis;
  • Vitamina C. 

Após a fermentação, a kombucha transforma-se em uma bebida rica em probióticos, organismos compatíveis com a flora intestinal e que atuam de forma benéfica no organismo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde. 

Agora já sei o que é Scoby, como conseguir o Scoby da kombucha? 

A maneira mais comum de se obter o Scoby é pela doação, conhecendo alguém que já tenha a kombucha. Se você não conhece ninguém, existem algumas lojas de produtos naturais que comercializam a colônia. Você também pode produzir sua própria colônia. Conheça os ingredientes e saiba como fazer o scoby da kombucha:

  • 1,5 litro de água mineral 
  • 120g de açúcar cristal orgânico 
  • 5g de folhas da planta Camellia Sinensis ou chá preto
  • 240 ml de Jeyy Kombucha

Leve a água ao fogo. Quando levantar fervura, adicione as folhas do chá, tampe e aguarde por 5 minutos. Depois, misture o açúcar, coe o chá, tampe e espere esfriar. Coloque o chá frio e a Jeyy Kombucha em um vidro de boca larga. Em seguida, cubra o recipiente com um pano de algodão e deixe em temperatura ambiente. Após trinta dias, sua colônia de bactérias e leveduras já estará formada e pronta para usar. 

Como cultivar o Scoby? 

Assim como no preparo da kombucha, na hora de manusear o scoby, são necessário alguns cuidados para que não seja contaminado por outras bactérias e fungos. Por isso, lembre-se que:

  • As suas mãos, recipientes e utensílios devem ser bem higienizados.  
  • O scoby é uma colônia de bactérias vivas e, por isso, não deve ser aquecido ou colocado em água quente. 
  • Na hora da fermentação, não feche o scoby em um pote com tampa. Utilize panos ou guardanapos para cobrir e elásticos para fechar, pois a colônia precisa de oxigênio.
  • Não deixe sua kombucha descoberta, pois moscas de frutas são atraídas pelo cheiro e podem contaminar a colônia.
  • Se a colônia mofar, jogue fora, esterilize tudo e comece o processo de fermentação novamente.

Agora que você já se tornou um expert em kombucha, aproveite para ir até uma das lojas físicas, que são parceiras da Jeyy Kombucha, ou conheça a nossa loja virtual.

A Jeyy Kombucha está presente nos principais empórios e supermercados de Brasília e Goiânia.

Clique aqui e saiba qual a loja mais próxima de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *