Close

fevereiro 9, 2022

Kombucha tem álcool? Saiba tudo sobre o preparo da bebida

kombucha tem álcool

A kombucha, bebida fermentada a partir de chás e uma cultura de bactérias, conhecida como Scoby, vem se tornando um nome cada vez mais presente na vida de quem busca uma alimentação mais saudável. Mas, volta e meia, muita gente ainda se pergunta: kombucha tem álcool? 

Embora o álcool não esteja na lista de ingredientes utilizados no preparo da bebida, durante o processo de fermentação, a kombucha produz um leve teor alcoólico, que varia entre 0,1% e 0,5%, dependendo do tempo de fermentação e da quantidade de açúcar utilizado.

Durante o processo de fermentação, as bactérias e leveduras do Scoby quebram os açúcares do chá e os transformam em álcool, dióxido de carbono e ácidos. Entre eles, estão os ácidos-lácticos, que são considerados bactérias do bem. Ao chegarem no intestino, essas bactérias são capazes de melhorar a saúde intestinal e o sistema imunológico. 

A Kombucha Original

Graças à fama de saudável e refrescante, a bebida caiu no gosto dos consumidores e já é parte da rotina de muita gente. De origem chinesa, feita à base de chás, a kombucha é uma bebida probiótica produzida a partir da fermentação do chá da planta Camellia Sinensis, açúcar e de uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras, também conhecida como Scoby ou “kombucha mãe”.

O sabor refrescante e naturalmente frisante da kombucha são produzidos durante a segunda fermentação, agregando mais cor, sabor e níveis de teor alcoólico a bebida. A kombucha pode ser saborizada com frutas, vegetais e especiarias. Na Jeyy Kombucha, a bebida pode ser encontrada em diversos sabores:

  • Hibisco 
  • Limão com Gengibre 
  • Manga
  • Uva branca 
  • Lúpulo 
  • Mel 
  • Tangerina 

Com um traço alcoólico derivado do seu próprio processo de fermentação, a kombucha não é considerada uma bebida alcoólica. Em 2019, a kombucha foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como uma categoria de bebida não alcoólica por possuir teor alcoólico menor que 0,5%. 

Kombucha tem álcool – Conheça as kombuchas alcoólicas

Com teor alcoólico semelhante ao da cerveja, a hard kombucha, como é conhecida no exterior, conquistou espaço no mercado de bebidas e já disputa com grandes concorrentes, como a cerveja e o vinho. Saborosa e refrescante, as kombuchas alcoólicas são uma alternativa mais saudável, natural e uma ótima opção para quem procura uma bebida alcoólica low-carb. 

De fermentação natural e saudável, as kombuchas alcoólicas possuem diferentes versões e sabores, que são obtidos durante a segunda fermentação com uso de frutas, vegetais e especiarias. Os mais comuns são: 

  • Uva Rosé
  • Frutas vermelhas 
  • Hibisco 

Agradável e refrescante, a  kombucha alcoólica pode ser consumida pura ou pode ser utilizada como ingrediente para drinks e coquetéis alcoólicos. Não existem regras na hora de escolher quais os ingredientes utilizar. O sabor vai depender da sua experiência e criatividade. Já ensinamos aqui no blog da Jeyy diversas opções de drinks com a kombucha, que também pode ser substituída pela kombucha alcoólica. 

Hard Jeyy – A nossa Kombucha Alcoólica

Agora, a Jeyy Kombucha possui uma nova versão da bebida com maior teor alcoólico, sabor e refrescância, oferecendo uma alternativa para quem consome bebidas alcoólicas e está buscando uma alimentação mais saudável e natural. 

Produzida com ingredientes naturais e orgânicos, a Hard Jeyy é uma bebida naturalmente gaseificada, leve, saborosa e de baixo teor calórico. Durante a segunda fermentação, a bebida ganha mais sabor e teor alcoólico, chegando a 4,2%. A Hard Jeyy é feita a partir da receita original com o uso de Camellia Sinensis e de processos naturais, sem uso de conservantes, conservando seus nutrientes e vitaminas. Também é sem glúten, sem lactose e não possui origem animal. 

Gostou da novidade? Então corra até uma das lojas físicas, que são parceiras da Jeyy Kombucha, ou acesse nossa loja virtual. A Jeyy Kombucha está presente nos principais empórios e supermercados de Brasília, Alto Paraíso e Goiânia. Clique aqui e saiba qual loja está mais próxima de você. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *