Close

janeiro 19, 2022

Kombucha Segunda Fermentação: Como fazer em casa?

Kombucha Segunda Fermentação

´Não é tão difícil fazer a primeira fermentação da Kombucha, e a segunda fermentação?

Feita à base do chá da planta Camellia Sinensis, açúcar e uma colônia de microrganismos do bem, a kombucha é uma bebida saudável e refrescante. De origem chinesa e sabor peculiar, a bebida probiótica tem feito sucesso devido ao seu sabor e praticidade. 

Aqui, na Jeyy Kombucha, já ensinamos como fazer kombucha. Agora, é a vez de aprender o passo a passo para a segunda fermentação. Na primeira fermentação, a kombucha já está pronta para o consumo. Mas o que nem todo mundo sabe é que somente na segunda fermentação a kombucha agregará mais refrescância e sabor, além de mais vitaminas e minerais. 

Como Fazer a Segunda Fermentação da Kombucha?

Se você é fã da bebida e não resiste a uma kombucha refrescante e cheia de sabor, aprenda com a Jeyy Kombucha a preparar a segunda fermentação da bebida. 

Na segunda fermentação, a kombucha cria um efeito gaseificado e pode ou não ter novos sabores. Nesta etapa, durante a fermentação, as leveduras se alimentam do açúcar, transformando-as em gás. Acompanhe no passo a passo o preparo:

Após a primeira fermentação, retire o Scoby e coloque em um outro recipiente higienizado (preferencialmente de vidro) com pelo menos 10% do líquido para ser utilizado em sua próxima fermentação. Em seguida adicione o restante do líquido em uma garrafa de vidro ou plástico, tampe e deixe descansar por alguns dias em temperatura ambiente. Coloque a garrafa de kombucha na geladeira e depois de refrigerada já está pronta para o consumo.

Agora que já sei como fazer a segunda fermentação da kombucha, como saborizar a kombucha? 

Você também pode utilizar frutas, sucos, ervas e especiarias para deixar sua bebida ainda mais agradável e aromática. Algumas das frutas e especiarias mais comuns são:

  • Morango
  • Limão 
  • Gengibre 
  • Uva 
  • Maçã
  • Hibisco 
  • Hortelã
  • Romã 
  • Cravo 

Comum e mais fácil de fazer, a kombucha saborizada com frutas se tornou a queridinha entre os fãs da bebida. Para realizar a segunda fermentação usando frutas, você vai precisar de: 

  • Kombucha pronta após a primeira fermentação (sem o Scoby) 
  • Suco pronto concentrado ou frutas em pedaços de sua preferência;
  • Garrafa de vidro ou plástico com tampa
  • Infusor

Antes de iniciar o preparo, lave bem as mãos e higienize os utensílios que serão utilizados no preparo. Você pode se informar melhor sobre saúde e higiene dos alimentos através desta cartilha do Ministério da Saúde.

Agora, acompanhe o passo a passo:  

Adicione todos os ingredientes no recipiente. Você pode utilizar um infusor para ajudar na remoção dos ingredientes. Em seguida deixe descansar por alguns dias em temperatura ambiente. Lembre-se de ficar atento à fermentação para evitar que as garrafas explodam. Após o período, coloque a kombucha saborizada na geladeira e depois de refrigerada está pronto para o consumo. Agora é só aproveitar! 

Como equilibrar os sabores com a Kombucha?

Na hora de saborizar a kombucha é importante equilibrar os ingredientes para garantir uma kombucha saborosa e refrescante. Na segunda fermentação, utilize em média 10% de sabor em relação a quantidade de kombucha pronta, por exemplo: 

  • Suco pronto concentrado: 100 ml a cada 1 litro de kombucha pronta.
  • Frutas frescas picadas: 100g a cada 1 litro de kombucha pronta. 

Pronto! Agora que você já sabe como fazer a segunda fermentação da kombucha, pode abusar da criatividade e se arriscar com diversas combinações de frutas, chás e especiarias. 

Mas, se você não possui kombucha pronta em casa, pode adquirir a Jeyy Kombucha em uma das lojas físicas, que são nossas parceiras, ou acessar a nossa loja virtual. A Jeyy Kombucha está presente nos principais empórios e supermercados de Brasília, Alto Paraíso e Goiânia. Clique aqui e encontre a loja mais próxima de você. 

2 Comments on “Kombucha Segunda Fermentação: Como fazer em casa?

Evando Mendes
julho 31, 2023 em 8:54 pm

muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it

Responder
juan
abril 19, 2024 em 3:05 am

gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *