Close

setembro 28, 2021

Kombucha: Como fazer esta bebida Saudável e Refrescante:

kombucha como fazer

Quem vive ligado no mercado de alimentos saudáveis já deve ter ouvido falar na bebida do momento: kombucha. De origem chinesa e sabor peculiar, a kombucha tem ganhado cada vez mais espaço na dieta dos brasileiros, seja pelo sabor, pela praticidade ou por seus inúmeros benefícios à saúde. 

São muitos os benefícios da kombucha, mas a bebida natural e probiótica ainda desperta muitas dúvidas: o que é kombucha? Como fazer kombucha? Como cultivar kombucha em casa? 

Como Fazer Kombucha?

Se você já experimentou e quer adicionar a kombucha à sua dieta, aprenda com a Jeyy como fazer a bebida. A receita é simples, leva poucos ingredientes e em média sete e dez dias para ficar pronta. Para fazer kombucha, você vai precisar de:

  • 1 litro de água mineral 
  • 5g de folhas da planta Camellia Sinensis ou chá preto 
  • 50g de açúcar cristal orgânico 
  • 1 scoby (colônia de bactérias e leveduras)
  • 100 ml de Jeyy Kombucha  

Antes de iniciar o preparo, lave bem as mãos e higienize os utensílios que serão utilizados durante o preparo. Agora, acompanhe o passo a passo: 

  • Leve a água ao fogo. Quando levantar fervura, adicione as folhas do chá, tampe e aguarde por 5 minutos. 
  • Depois, misture o açúcar (enquanto ainda estiver quente), coe o chá, tampe e espere esfriar. 
  • Coloque o chá frio, o scoby e a Jeyy Kombucha em um vidro de boca larga. 
  • Em seguida, cubra com um pano de algodão, prenda a boca do vidro com um elástico e deixe em temperatura ambiente. 
  • Após sete dias, veja se a colônia formada está com aspecto saudável (clara e gelatinosa). Coe a bebida e conserve na geladeira em uma garrafa de vidro. A bebida deve estar ácida, mas ainda adocicada e pronta para ser consumida. Lembre-se de conservar a colônia mais recente e um pouco do líquido para a próxima fermentação.

Nunca fiz kombucha, como fazer a primeira vez?

Você irá precisar ter um scoby, uma cultura de bactérias e leveduras que, ao entrar em contato com o açúcar, fermenta e o transforma nesta bebida levemente refrescante, gaseificada e saborosa. 

Scoby – A Mãe da Kombucha

Se você não tem um scoby para chamar de seu, pode conseguir uma “mudinha” em grupos de doação na internet, em lojas de produtos naturais ou pode produzir sua própria colônia. Conheça os ingredientes e saiba como fazer o scoby:

  • 1,5 litro de água mineral 
  • 120g de açúcar cristal orgânico 
  • 5g de folhas da planta Camellia Sinensis ou chá preto
  • 240 ml de Jeyy Kombucha 

Leve a água ao fogo. Quando levantar fervura, adicione as folhas do chá, tampe e aguarde por 5 minutos. Depois, misture o açúcar, coe o chá, tampe e espere esfriar. Coloque o chá frio e a Jeyy Kombucha em um vidro de boca larga. Em seguida, cubra o recipiente com um pano de algodão e deixe em temperatura ambiente. Após trinta dias, sua colônia de bactérias e leveduras já estará formada e pronta para usar. 

Como saborizar?

O sabor refrescante e naturalmente frisante da kombucha são produzidos graças a uma segunda fermentação da bebida. A segunda fermentação, que dura entre 2 e 5 dias, agrega mais cor e sabor à bebida. 

A kombucha pode ser saborizada com frutas, vegetais e especiarias. Além de dar um novo sabor, os ingredientes agregam seus benefícios à bebida. Não existem muitas regras na horas de escolher quais ingredientes utilizar. O sabor vai depender da sua criatividade e experiência. Alguns dos mais comuns são: 

Aprenda com a Jeyy a deixar sua bebida ainda mais aromática e saborosa. Acompanhe o passo a passo: 

Para saborizar, você pode utilizar o suco natural, orgânico ou outros tipos de chá. Adicione 10% da kombucha em um garrafa, ou seja, se você produziu 2 litros de kombucha, deve acrescentar 200ml de suco ou chá para saborizar a bebida. Agora é só fechar e aguardar o período de fermentação. Para saber se ele já fermentou o suficiente, pressione levemente a garrafa, se ela estiver bem rígida indica que já está gaseificada o suficientes e já pode ser refrigerada. 

Pronto! Agora curta o momento, saboreie sua kombucha e aproveite todos os seus benefícios. 

One Comment on “Kombucha: Como fazer esta bebida Saudável e Refrescante:

Harland Maertens
fevereiro 3, 2023 em 9:08 pm

Este blog é perfeito para todos que querem saber mais sobre esse assunto .

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *