Close

dezembro 15, 2021

Minha Kombucha está Doente. O que Fazer?

kombucha doente

Kombucha doente: saiba quais são os perigos da bebida contaminada

São vários os benefícios que a kombucha proporciona, mas, quando não é produzida e conservada da maneira adequada, pode oferecer riscos à saúde. A bebida probiótica leva poucos ingredientes, é fácil de fazer, mas exige técnica e paciência. Por isso, na hora de fazer sua kombucha, siga as dicas da Jeyy para ter certeza que sua kombucha não está doente. 

  • Siga as técnicas adequadas para o preparo da bebida, assim você evita que sua kombucha fique doente. 
  • Prepare e armazene sua kombucha corretamente para evitar o surgimento de fungos e mofo. 
  • Fique atento à aparência e textura do Scoby. 

Agora você pode estar se perguntando: então como saber se minha kombucha está doente?  

Se você é novo no consumo de kombucha, não se preocupe, é normal ter dúvidas na hora de diferenciar uma kombucha doente de uma saudável. O Scoby, ingrediente “mãe” da kombucha, são discos gelatinosos mas é fácil perceber quando não está saudável. Para saber se sua kombucha está adequada para o consumo, observe: 

  • A colônia formada na superfície do recipiente durante a fermentação com chá verde são, de modo geral, mais claras e densas. Quando utilizar chá preto na fermentação, o scoby ficará com coloração escura.
  • Durante a fermentação, formam-se naturalmente pequenas aglomerações marrons que se soltam da colônia e que flutuam no líquido. Isso é normal, são células mortas da própria levedura.  
  • Se o Scoby estiver com odor semelhante ao queijo, pode indicar que está em decomposição e deve ser descartado.

Kombucha Doente: Presença de Fungos

A kombucha faz bem à saúde, mas o preparo e o armazenamento inadequado podem trazer alguns riscos, como a produção de bactérias ou fungos ruins. Pode parecer controverso, afinal boa parte dos fungos são inofensivos, inclusive vários deles são utilizados em alimentos, como é o caso da cerveja, queijo e pães de fermentação natural. Mas, a grande concentração de fungos pode causar mofo, e aí está o problema. 

Kombucha Doente: Presença de Mofo

Um dos problemas mais comuns, na hora da produção da kombucha, é o aparecimento de mofo. E, se isso acontecer, é sinal de que algo deu errado no momento da fermentação ou com o próprio Scoby. Mas, na prática, como identificar a kombucha com mofo? 

Assim como em outros alimentos, o mofo pode ter uma coloração azulada, esverdeada ou esbranquiçada e com aspecto de penugem, aveludado e felpudo. No caso da kombucha, o aparecimento do mofo pode estar relacionado a várias causas, as mais comuns são: 

  • Acidez inadequada da bebida 
  • Local de fermentação que permita a entrada de microrganismos indesejados
  • Umidade excessiva 
  • Mãos ou utensílios utilizados na fermentação mal higienizados e sanitizados.

Para muita gente, não tem problema nenhum encontrar mofo em um pedaço de queijo ou em qualquer alimento. Afinal, quem nunca retirou aquele pedaço da fatia de pão mofado e comeu o resto, que atire a primeira pedra. 

Mas, se eu encontrar mofo na kombucha, ainda posso aproveitar?

A notícia não é boa: se você encontrou mofo na kombucha, o mais indicado é ir tudo para o lixo e iniciar um novo ciclo de fermentação. Isso porque quando um alimento possui vestígios de mofo em uma parte,  ele já está contaminado. E se eu lavar o Scoby com água ou vinagre?  Nem sempre os esporos de mofo são visíveis a olho nu e podem ficar em estado dormente em condições extremas de sobrevivência. Por isso, não adianta higienizar com água ou vinagre, pois o Scoby já está contaminado. Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre como preparar a kombucha.

Como evitar o mofo na Kombucha?

O mofo é uma das principais preocupações de quem se aventura no mundo da fermentação e muita gente se pergunta: como evitar o mofo na kombucha? A resposta está nos procedimentos e cuidados na hora da preparação, que devem ser seguidos à risca. 

Já dizia o ditado popular “antes prevenir do que remediar”. Para que sua kombucha não termine no lixo, dê preferência à recipientes de vidro e tecido de algodão para esse tipo de preparação. Higienize todo o equipamento que você usa para fazer o chá (panela, tampas, potes, colheres) com sabão neutro e água quente e deixe-os secar ao ar livre. Para evitar qualquer contaminação cruzada, não use os mesmos itens que você usa para fazer a sua comida normal. 

Agora que você é quase um mestre kombucheiro, pode iniciar a produção da sua própria kombucha. Mas, se ainda assim você não se sente seguro ou não possui os utensílios necessários para fazer sua kombucha, vá até uma das lojas físicas, que são parceiras da JEYY, ou acesse nossa loja virtual, compre e saboreie uma kombucha leve e refrescante sem medo de encontrar esporos de mofo. 

55 Comments on “Minha Kombucha está Doente. O que Fazer?

Vanderlene frassetto Duminelli
maio 1, 2023 em 2:42 pm

O meu scoby não vai pro fundo, daí ele almenta em baixo, dei queria uma muda nova

Responder
admin
maio 2, 2023 em 9:12 pm

Olá Vanderlene, o scoby quando fica no fundo não é um problema, é super normal.
Mas se precisar de um novo, nós temos para vender no nosso site: https://jeyy.com.br/produto/scoby-para-preparo-de-kombucha-jeyy/

Responder
Luciana Gomes
maio 9, 2023 em 6:44 pm

Meu scoby está branquinho, tranquilo, mas ele ficou em pé quando coloquei ele no pote
É normal?

Responder
admin
maio 9, 2023 em 7:13 pm

Olá Luciana, tudo bem!
O scoby subir ou se movimentar não gera nenhum problema com ele, é super normal, pode ficar despreocupada.

Responder
kely
maio 18, 2023 em 2:42 pm

bom dia , meu scoby aparentemente está saldável, mas o chá esta saindo grosso, será que estragou?

Responder
admin
maio 24, 2023 em 6:24 pm

Olá Kely, deve se observar se o scoby não esta infectado gerando algum liquido mais grosso, não é muito comum, a não ser que esteja saindo as leveduras e tornando a bebida mais densa, caso seja isso, é normal e não vai estar estragado.

Responder
Gabriele
maio 22, 2023 em 8:43 pm

Oi, minha kombucha está “espumando” e com cheiro de azedo.. devo descartar?

Responder
admin
maio 24, 2023 em 6:22 pm

Olá Gabriele, o espumando geralmente é comum e o cheiro de azedo tbm pois a Kombucha é ácida.
Mas vc deve observar se esta com algum mofo ou criando bolor caso queira descartar.

Responder
Rosana
outubro 14, 2023 em 7:57 pm

Fiz a primeira fermentação e ficou perfeito. Só que quando retirei o chá fermentado para fazer a 2 fermentação esqueci de aguardar parte do líquido para nova fermentação. Fiquei desesperada e me aconselharam colocar uma colher de sopa de vinagre de maçã. Depois li que isso é uma erro. Por favor, o que faço agora? Vou perder minha kombucha?

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 9:02 pm

oi Rosana, tudo bem! Você não vai perder o seu scoby, pode continuar fazendo que vai dar certo, mesmo sem o chá de arranque, sempre contem as leveduras e bactéiras suficiente para ele fermentar no seu proximo ciclo. Na proxima tente guardar 100ml por litro que vai dar certo!

Responder
Francine
maio 24, 2023 em 9:58 pm

Entrou formiguinhas na minha kombucha ???? o que devo fazer?

Responder
admin
maio 25, 2023 em 1:39 pm

oi Francine, bom dia!
É muito importante ter cuidado com o scoby para que não possa infectar ele e sua bebida.
Retire todo o liquido, e limpe seu scoby com o chá de arranque ou se não tiver, pode usar vinagre.
Refaça o processo desde o inicio e fique observando, caso apareça alguma coisa diferente no scoby, como mofo, larvas e etc, descarte e comece com um novo scoby.
Lembra de limpar e higienizar o seu pote que contem o liquido.

Responder
Vanessa
agosto 15, 2023 em 12:48 am

Olá!
Minha Kombucha está ficando com líquido grosso, com aspecto de mel, ela está com várias camadas mas elas não se soltam, para formar outro Scoby. Percebi também que na segunda etapa da fermentação ela não gera gás.
O scoby esta com aspecto saudável mas não cresce, só cria camadas que não se soltam.
Oque estou fazendo de errado ?

Na próxima remessa posso retirar o scoby e lavar com vinagre para testar e ver se o líquido não fica grosso ?

Responder
admin
agosto 16, 2023 em 9:07 pm

oi Vanessa, tudo bem!
Não é comum o liquido ficar grosso assim, melhor começar novamente do zero.
Ao retirar o SCOBy, tenta separar as camadas e usar somente uma delas nessa sua nova fermentação, não precisa ter receiso em desgrudar uma da outra.
Não precisa usar vinagre para lavar ele, a limpeza das “placentas” dela pode ser feito retirando com a mão higienizada e limpa ele com o proprio liquido do seu chá de arranque.

Responder
Lucy
junho 21, 2023 em 8:51 pm

Olá, meu skoby solta umas coisinhas que parece um pouco umas teia de aranha, é normal?

Responder
admin
junho 28, 2023 em 4:38 pm

Olá Lucy, tudo bem!
Então, essa teia não é normal, pode ter criado algum mofo nela, melhor começar do zero novamente.

Responder
pedro silva
julho 6, 2023 em 1:46 am

muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.

Responder
Flá Poppi
julho 14, 2023 em 11:00 pm

PRECISO DE AJUDA

Ganhei um SCOBY e fiz o chá verde e higienizei tudo perfeitamente. Mas ele está no fundo em placas finas, encima tem um camada fina e o chá ficou turvo.Tem 7 dias.

E não sei como usar este líquido? Para tomar.

Porque estou com um problema de intestino um pouco grave e me orientaram a tomar o Kombucha.

Responder
admin
julho 17, 2023 em 3:35 pm

Olá Flá Poppi, boa tarde.
é normal os scoby descerem a criar uma camanda fina em cima, isso quer dizer que esta se gerando um novo scoby.
Com relação ao chá esta turvo, pode ser uma quantidade acima do normal que vc usou e ele pode ficar um pouco forte, mas nada que não vá fazer com que vc deixei de consumir.
Aconselho deixar mais uns 3 dias para a pelicicula se formar melhor e ir experimentando, se ainda estiver muito doce, deixar fermentar um pouco mais, caso esteja muito ácido, é que já passou do ponto e é melhor colher para uso e começar novamente.

Responder
Flá Poppi
julho 17, 2023 em 10:34 pm

Obrigado pela ajuda, vou acompanhar amanhã e ver o sabor.

Responder
Elisa
agosto 2, 2023 em 5:06 pm

Boa tarde
Comprei um scoby de 4 cms, já tem 14 dias, a instrução é para ficar 21 dias, formou um novo scoby, mas a uns 5 dias a parte do novo scoby que está acima do 4cm subiu , ficou fora do chá, e também vi que embaixo no meio formou como se fosse uma alga escura, em cima está branquinho, mas essa alga eu só vi um video no youtube uma vez uma senhora dizendo que é normal? estou na dúvida se devo descartar e tentar conseguir outro scoby.

obrigada

Responder
admin
agosto 3, 2023 em 5:44 pm

oi Elisa, tudo bem!
é normal ele se descolar do outro, não tem problema, é a nova película que se forma a cada vez que se gera uma fermentação nova.
o interessante é sempre ir experimentando o chá, vc esta fermentando em um pote de quantos litros ?

Responder
Micheli
agosto 13, 2023 em 12:09 am

É primeira vez que fiz a kombucha e coloquei chá verde mais com 7 dias que fui fazer a troca do chá ela estava com uma película transparente e com algumas bolinhas tipo gelatina mais pequenas grudada na película em baixo dela e encima encontrei unas minúscula de mofo umas 4 oiê posso fazer ? Lavando o Scooby no vinagre e colocando em novo chá consigo salvar ?

Responder
admin
agosto 14, 2023 em 6:00 pm

oi Micheli, tudo bem.
Não aconselho usar o scoby com o mofo, ele pode voltar a aparecer e gerar uma bactéria ruim, mesmo lavando pode ainda ficar alguma contaminação cruzada.
Sugiro jogar fora e começar do zero novamente, infelizmente 🙁

Responder
Flá Poppi
agosto 24, 2023 em 9:15 pm

Olá
Comecei a usar Kombucha tem 2 meses. Mas estou tendo alguns problemas. Ela tem ficado ácida de mais e o líquido fica turvo. Socorroooo matei os bichinhos?? Estou desesperada porque tenho problemas sérios de intestino e não consigo me organizar para lidar com o Scoby. Pode me ajudar?

Responder
admin
setembro 4, 2023 em 8:39 pm

Olá Flá Poppi, tudo bem!
Bom, quanto a acidez é comum, o melhor é você sempre ir experimentando todos os dias, para quando for colher ela para beber, não esteja tão ácida, para não deixar se tornar um vinagre.
Acredito que vc não matou o SCOBY, continue tentando dessa forma, se for o caso coloque mais açúcar para tornar ela mais doce e colher no paladar desejado,

Responder
David
agosto 28, 2023 em 12:11 pm

Olá bom dia, tenho uma kombucha que por alguns motivos alheios não pude engarrafar e ela acabou ficando cerca de 2 meses parada na primeira fermentação e com isso está ácida, porém o scoby não apresenta mofos ou alterações. O scoby ainda presta ou devo jogar? Se prestar posso utilizar a kombucha pra fazer o starter? Obrigado

Responder
admin
setembro 4, 2023 em 8:41 pm

Olá David, tudo bem!
Se você guardou direitinho e ele não mofou ou teve alterações, o seu SCOBY continua perfeito sem problemas.
Acredito que com esse tempo deva ter criado algumas películas, então o melhor é você usar somente o necessário e guardar os outros e fazer um hotel para eles. O Líquido que vc guardou pode seu usado como chá de ararnque (starter) só ter cuidado para não usar muito e deixar muito ácido o liquido.

Responder
SILVIA BASSO DOS ANJOS
setembro 15, 2023 em 11:09 pm

OLA!! COMO FAÇO PARA PARALISAR E GUARDAR MEU SCOBY KOMBUCHA POR UM TEMPO, SEM FICAR PRODUZINDO CHÁ?

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 9:07 pm

oi Silvia, tudo bem!
O Hotel é vc colocar ele em um recipiente com o liquido suficiente que cubra ele, e deixar na geladeira para ele poder “dormir” digamos assim, e não ficar gerando mais outros scobys, pois na geladeira ele torna a fermentação mais lenta e não vai ficar se reproduzindo.

Responder
Sol
setembro 29, 2023 em 12:03 am

O scoby fica na superfície do chá e assim que nasce o novo ele começa a se desidratar e escurecer a sua coloração, vai decompondo partes do novo scoby. O que pode ser?

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 9:07 pm

oi Sol, tudo bem! é normal ele ir ficando mais escuro, devido a quantidade de tempo de uso e o chá que vai deixando assim, a decomposição dele é a “placenta” que ele vai soltando quando gera um novo, então é legal sempre estar limpando ele com o proprio liquido para não ficar com bacterias antigas.

Responder
SILVIA BASSO DOS ANJOS
outubro 1, 2023 em 5:28 pm

olá! como devo guardar meus scobys por um tempo, caso não queira ficar produzindo kombucha? como seria este hotel que vc comenta?

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 9:05 pm

oi Silvia, tudo bem!
O Hotel é vc colocar ele em um recipiente com o liquido suficiente que cubra ele, e deixar na geladeira para ele poder “dormir” digamos assim, e não ficar gerando mais outros scobys, pois na geladeira ele torna a fermentação mais lenta e não vai ficar se reproduzindo.

Responder
Larissa
outubro 11, 2023 em 9:48 pm

Olá, meu scoby está no fundo e subiu no líquido tipo umas teias, não consigo explicar exatamente oque é, será que está contaminado?

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 9:04 pm

oi Larissa, tudo bem! Não é normal gerar teias, mas talvez seja só a película dele gerando um novo, e tbm ele descer no fundo é comum, continue tentando e sempre verificando se não esta gerando alguma contaminação.

Responder
Adriana
outubro 15, 2023 em 12:10 am

Acabei de adquirir um scoby e estou bem confusa,fiz o processo com chá esperei 4 dias ,mas ele ficou com gosto adocicado,parece q matei .

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 9:01 pm

oi Adriana, tudo bem! É normal manter ainda o gosto adocicado pela quantidade de tempo que vc citou, o melhor é deixar até uns 9 dias para você gerar uma acidez segura no liquido.

Responder
Adriana
outubro 22, 2023 em 2:58 am

Olá meu scooby criou outros scoobys mais fininhos e grudadas nele.

Notei que nesses mais fininhos tem umas manchas de aspecto laranja meio avermelhada. Será normal?

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 8:57 pm

oi Adriana, pode ser normal, devido a coloração do chá que vc colocou, mas é sempre bom monitorar.

Responder
Heron
novembro 21, 2023 em 3:14 am

Olá, será que poderia me ajudar? já cuido da minha kombucha tem vários meses, e ela não pega acidez. Fazia a F1 de aproximadamente 10 dias, e atingia uma acidez baixa, porém agradável, e seguia a f2 com ela, porém demorava vários dias, de 4 a 5 para pegar pressão (50/50 com suco de fruta). Agora decidi deixar mais dias para pegar mais acidez, pois gosto mais ácida, só que já fazem mais de 15 dias, os scooby’s estão enormes, com aspecto saudável, porém ainda assim, pouca acidez. Será que é alguma variedade de Scooby que é menos ácido mesmo, ou que demora mais? Será que consigo aumentar a acidez “padrão” dela com vinagre?
Obrigado desde já

Responder
admin
dezembro 5, 2023 em 9:00 pm

Olá Heron, tudo bem. Não aconselho a usar o vinagre para gerar a acidez, o interessante é deixar somente um scooby dentro do seu pote e deixar os outros no hotel, talvez seja essa quantiade dentro que pode estar causando essa falta de acidez, tente fazer novamente usando somente um scoby, geralmente 100gramas dele por Litro de chá.

Responder
Cinthia
dezembro 5, 2023 em 10:30 pm

Boa noite, gostaria de mandar uma foto da minha kombucha para saber se tá normal… existe algum grupo no zap ou telegram?

Responder
admin
dezembro 8, 2023 em 5:25 pm

Ola Cinthia, não temos um grupo especifico para isso, como que ela esta ?

Responder
Sandra Adriana
dezembro 8, 2023 em 1:01 am

Meu kombucha não está formando mais o scoobi branco e grosso, só tá formando uma película no scoobi antigo.
O que pode estar acontecendo?

Responder
admin
dezembro 8, 2023 em 5:26 pm

oi Sandra, talvez vc possa separar elas e começar do zero uma nova com a película mais jovem, veja se da certo!
a antiga pode já estar um pouco velha e não esta conseguindo mais se formar tão bonita quando uma jovem.

Responder
Dani
janeiro 16, 2024 em 9:55 pm

Adorei e li todos os comentários esclarecedores. Acabei de fazer a primeira troca, mas havia lido que eles cresciam até o tamanho da borda do vidro e o meu não cresceu. Como faz para saber se eles morreram?

Responder
admin
fevereiro 2, 2024 em 2:53 pm

O SCOBY se adapta no tamanho do seu vidro ou qualquer formato de recipiente que for usado, para saber se morreram deve verificar a aparecencia dele se não esta contaminado.

Responder
Maria José
janeiro 19, 2024 em 11:19 am

Artigo maravilhoso especialmente pra mim que sou leiga no assunto.
Ganhei um Scooby e não sei como proceder.

Responder
Jaci
janeiro 20, 2024 em 4:18 pm

Olá, fiz kombucha E já está no frasco parada há cerca de 2/3 meses.
Tenho receio de estar fora de condições , ele multiplicou-se muito , no entanto verifiquei que no fundo do frasco encontram se vestígios de algo que parece lixo, como se fosse borra, e está quase sem líquido
Como identifico se esses “lixos” é algo negativo?

Responder
admin
fevereiro 2, 2024 em 5:50 pm

Oi Jaci, tudo bem!
Essas borras pode o que chamamos de “placenta” do SCOBY e resíduos que o proprio chá libera, o importante é estar sempre limpando e deixando eles com o liquido para se manterem saudáveis.
Se estiver já a 3 meses sem usar, coloca no hotel e deixa na geladeira para preservar e parar a fermentação, que ele para de reproduzir.

Responder
juan
janeiro 24, 2024 em 3:01 am

gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂

Responder
Erick Alves
janeiro 25, 2024 em 1:06 pm

Que prazer encontrar este post! A profundidade do
conteúdo e a clareza na exposição tornam a leitura
enriquecedora. Parabéns pela dedicação à qualidade,
proporcionando uma experiência informativa e inspiradora.
Este artigo é, sem dúvida, uma referência no assunto
abordado.

Responder
Lauriane
janeiro 26, 2024 em 3:39 am

Olá tenho um skub e ele não solta as camadas ele meio que se parte ao meio e vai soltando. Isso e normal? E também estou com meno de ter matado ele fiquei sabendo que chá de hortelã não pode e eu fiz e coloquei nos meus. Pedindo socorro

Responder
admin
fevereiro 2, 2024 em 2:51 pm

oi Lauriane, tudo bem!
Não é normal fazer com o chá de hortelã pois o SCOBY se alimenta da teína do chá no qual a hortelão não produz, no caso na primeira fertementação, se for fazer saborização, nesse caso tudo bem.
Deve ser por isso que ele não esta se formando direito.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *